Newsletter

Email Marketing by E-goi

Inscreva-se para receber as nossas noticias!

Email Marketing by E-goi

Glossário de Termos

  • Assoalhada – Qualquer compartimento de uma casa que não seja a despensa, a cozinha, o quarto de banho ou o hall de entrada.
  • IMT – Imposto Municipal sobre Transações:
    É o imposto pago ao Estado sobre as transmissões onerosas do direito de propriedade, ou seja, é o imposto pago sempre que existe a transmissão financeira de compra e venda de um imóvel no território português. Este é o principal imposto a considerar na compra de casa, visto ser o mais dispendioso, no entanto, deve considerar na mesma medida as despesas processuais do banco e capitais próprios.
    O valor deste imposto não é igual em todos os casos. O IMT varia de acordo com o valor de aquisição de escritura do imóvel ou valor patrimonial tributário (é considerado mais alto), a taxa a aplicar, a sua localização e a sua finalidade, podendo existir casos em que está isento do pagamento deste imposto.
    Pode simular aqui.
  • IS – Imposto de Selo:
    É um imposto sobre o consumo, apenas aplicado em atos que não estão sujeitos ao pagamento do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), não sendo, portanto acumulável com este.
    Pode simular aqui.

Links Úteis

Calculo de Impostos (IMT e IS)
Página da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP)

Registo Predial Online